Percepções dos Integrantes de Um Projeto Social de Educação e Esporte em Florianópolis (sc)
Por Liliana Flora (Autor), Miraíra Noal Manfroi (None), Verônica Werle (Autor), Alcyane Marinho (Autor).
Em Licere v. 20, n 3, 2017. 35 Páginas.
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar um Projeto social esportivo em Florianópolis (SC), sob o olhar dos seus integrantes. Participaram da pesquisa educandos assíduos do Projeto, há dois anos ou mais, e educadores contratados para trabalharem no mesmo. Os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a predominância do esporte educacional e dos valores sociais como conteúdos; a valorização da participação do educando, embora ainda seja necessária a consolidação desta prática; a manifestação sobre os significados do Projeto vinculada às relações afetivas ali estabelecidas; a possibilidade de uma educação para o lazer; e, por fim, o reconhecimento sobre a necessidade de maior diálogo com as famílias dos educandos e o entendimento sobre sua realidade.