Percepções dos Professores Acerca da Educação Física Escolar: Diálogo do Pibid com a Escola Estadual Professor Josino Macedo Natal/rn
Por Paula Nunes Chaves (Autor), Bruna Priscila Leonizio Lopes (Autor), Edna Nascimento de Jesus (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A Educação Física apesar de componente curricular obrigatório, ainda é vista com certo desprestígio frente às outras disciplinas no contexto escolar. Diante disso, este trabalho objetivou relatar as percepções do professorado da Escola Estadual Josino Macedo, contemplada pelo PIBID/UFRN, acerca da Educação Física, configurando-se como pesquisa de natureza qualitativa descritiva, fazendo uso de questionário fechado de perguntas. A maioria dos professores associa a Educação Física ao desenvolvimento de práticas esportivas. Frente ao exposto pelo trabalho registramos que os professores da escola em questão, compreendem e percebem a Educação Física de forma reducionista, apenas como prática esportiva; o que instiga a modificação desse pensamento tendo em vista que a Educação Física tem vários sentidos e significados formativos na escola para além dos esportes.