Resumo

Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.

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Publicado

29/04/2021

Como Citar

Pereira, L. A., Ferreira, L. A., & Ramos, G. N. S. (2021). Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física. MOTRICIDADES: Revista Da Sociedade De Pesquisa Qualitativa Em Motricidade Humana, 5(1), 123–133. https://doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133

Edição

v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH

Seção

Artigos de Pesquisa

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