Percepções e Reflexões de Estudantes Sobre Indisciplina em Aulas de Educação Física
Por Luiz Antonio Pereira (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor).
Resumo
Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.
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Publicado
29/04/2021
Como Citar
Pereira, L. A., Ferreira, L. A., & Ramos, G. N. S. (2021). Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física. MOTRICIDADES: Revista Da Sociedade De Pesquisa Qualitativa Em Motricidade Humana, 5(1), 123–133. https://doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133
Edição
v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
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