Percepções estudantis acerca da participação feminina em práticas esportivas nas aulas de educação física
Por Ítala Almeida Timóteo (Autor), Maria Eleni Henrique da Silva (Autor), Dirlene Almeida Ferreira (Autor).
Resumo
Este estudo investigou a percepção de estudantes de uma escola pública do Ceará sobre a participação feminina nas aulas de Educação Física, com foco nas relações de gênero. A metodologia se pautou na abordagem qualitativa descritiva, com a aplicação de questionário on-line para estudantes do Ensino Médio como instrumento de pesquisa. Os resultados destacam desafios na garantia da equidade de gênero, evidenciando a hegemonia masculina e estereótipos de gênero arraigados. Como possibilidades, foram destacadas intervenções como torneios mistos, os quais se mostraram promissores para promover a inclusão das meninas. Conclui-se que a promoção da participação feminina nas atividades esportivas requer estratégias contínuas de desconstrução de estereótipos de gênero e empoderamento das mulheres. Essas ações são fundamentais não apenas para a igualdade de oportunidades, mas também para o desenvolvimento integral dos estudantes e a construção de uma cultura escolar mais justa e inclusiva.
Referências
ALMEIDA, Thaís Rodrigues de. Mulheres no esporte: Feminilidade em jogo. In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENWTZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (Orgs.). Educação física e gênero: desafios educacionais. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.
ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015.
ALTMANN, Helena et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Revista estudos feministas, v. 26, n. 1, p. 1-16, 2018.
BRITO, Leandro Teófilo de. Da masculinidade hegemônica à masculinidade queer/cuir/kuir: disputas no esporte. Revista estudos feministas, v. 29, n. 2, p. 1-14, 2021.
CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista estudo feministas, v. 1, n. 21, p. 241-282, 2013.
CUNHA, Damires Oliveira; LIRA, Geovana Pereira; SILVA, Kacio Dos Santos. Desigualdade de gênero na educação física e na prática esportiva: um contexto histórico e contemporâneo. RevistaFT, v. 28, n. 135, 2024.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de formação, v. 1, n. 2, p. 71-83, 2010.
JESUS, Adelice Pereira de; GOMES, Edilane de Jesus; NEVES, Janes Aparecida Xavier da Silva. Espaços e tempos na escola e as questões de gênero nas séries iniciais do ensino fundamental de Guanambi: novas possibilidades, outras práticas educativas. CONGRESSO INTERNACIONAL, 3. CONGRESSO NACIONAL DE MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 5. Anais... Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MEYER, Dagmar Elisabeth. Gênero e educação: teoria política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MEYER, Dagmar Elisabeth. Gênero e educação: uma perspectiva sócio-histórico-cultural. Educação & realidade, v. 38, n. 4, p. 1327-1345, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAES, Bruna Caroline Soares Lopes; DIAS, Juliana Rocha Adelino; OLIVEIRA, Rogério Cruz de. As narrativas de gênero na educação física escolar: scoping review da literatura científica brasileira nas ciências da saúde. Educação em revista, v. 39, p. 1-20, 2023.
OLIVEIRA, Myllena Camargo de; JAEGER, Angelita Alice. Equidade de gênero na formação docente em educação física. Contexto & educação, v. 37, n. 118, p. 1-19, 2022.
OLIVEIRA, Myllena Camargo de; JAEGER, Angelita Alice; ROTH, Vanessa Juliane da Silva. Estereótipos de gênero e educação física: diálogos com estudantes de ensino médio. Arquivos em movimento, v. 15, n. 1, p. 75-96, 2019.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1994.
SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da; DEVIDE, Fabiano Pries. Linguagem discriminatória e etnométodos de exclusão nas aulas de educação física escolar. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 30, n. 2, p. 181-197, 2009.
TIMÓTEO, Ítala Almeida. As questões de gênero na educação física escolar e a prática pedagógica de professores e professoras do município de Maracanaú - CE. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2019.