Percepções sobre a educação física inclusiva de uma pessoa com deficiência física e seus familiares: um estudo de caso
Por Luciana Erina Palma Viana (Autor), João Vitor Zibell (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 24, n 2, 2023.
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as percepções sobre a participação na educação física de um estudante com deficiência e seu familiar. Na coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada. Participaram do estudo um indivíduo com deficiência física que frequentou recentemente à escola e a sua mãe. Como resultado, foi possível identificar, por meio dos relatos, a participação do estudante na maioria das atividades, contribuindo para a melhor relação com os colegas e o desenvolvimento do senso de pertencimento e autonomia. Os relatos indicaram que a participação nas aulas de educação física desenvolveu a independência e diminuiu a superproteção familiar. Em relação à disciplina da educação física, os participantes enfatizaram a preparação do professor e as adaptações das atividades para a participação de todos os estudantes como essenciais a participação ativa. Sendo assim, a participação ativa nas aulas de educação física relaciona-se com a inclusão do estudante, desenvolvendo sua autonomia e autoestima, melhorando suas relações sociais e qualidade de vida.