Resumo

A utilização de estratégias de ensino que priorizam a simples exposição de conteúdos é uma realidade em disciplinas de cursos da área de Computação, tais como Algoritmos e Programação, o que colabora para o aumento da dificuldade em seus aprendizados e consequentemente da evasão nos cursos. Considerando que mudanças nas estratégias utilizadas no ensino de tais disciplinas podem causar impactos positivos na aprendizagem das mesmas, esse trabalho teve como objetivo descrever e analisar estratégias não convencionais utilizadas no ensino de algoritmos e programação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como meio de investigação o estudo de caso, tendo como delimitação, as disciplinas Algoritmos e Programação, ofertadas em duas instituições públicas da região do triângulo mineiro, ministradas no primeiro semestre de 2017. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada a entrevista, analisada a partir da metodologia Análise de Conteúdo, com a qual foram construídas as categorias - IFTM: A - Motivados pela disputa; B - Algo novo; C - Fazer juntos; UFU: A - Facilitando a aprendizagem; B - Praticando mais; C - Motivados pela disputa.

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