Percepções Sobre o Uso de Estratégias Não Convencionais em Disciplinas de Graduação
Por Cintia Carvalho Oliveira (Autor), Daniele Carvalho Oliveira (Autor), Fábio Ricardo Mizuno Lemos (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
A utilização de estratégias de ensino que priorizam a simples exposição de conteúdos é uma realidade em disciplinas de cursos da área de Computação, tais como Algoritmos e Programação, o que colabora para o aumento da dificuldade em seus aprendizados e consequentemente da evasão nos cursos. Considerando que mudanças nas estratégias utilizadas no ensino de tais disciplinas podem causar impactos positivos na aprendizagem das mesmas, esse trabalho teve como objetivo descrever e analisar estratégias não convencionais utilizadas no ensino de algoritmos e programação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como meio de investigação o estudo de caso, tendo como delimitação, as disciplinas Algoritmos e Programação, ofertadas em duas instituições públicas da região do triângulo mineiro, ministradas no primeiro semestre de 2017. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada a entrevista, analisada a partir da metodologia Análise de Conteúdo, com a qual foram construídas as categorias - IFTM: A - Motivados pela disputa; B - Algo novo; C - Fazer juntos; UFU: A - Facilitando a aprendizagem; B - Praticando mais; C - Motivados pela disputa.