Resumo

Durante a trajetória acadêmica, surgiram várias situações que iam ganhando
forma no decorrer dos semestres até alcançarem um ponto de ebulição.
Para mim, este ponto foi o trabalho de conclusão de curso. Até então,
minhas inquietações e meus questionamentos sobre a utilização de
Tecnologias da Informação pelos professores do curso de Educação Física
faziam parte da minha história enquanto acadêmica do curso de Educação
Física. No decorrer dos semestres, percebi que estas inquietações haviam
invadido minha vida de uma maneira muito intensa, transformando-se numa
pesquisa. O objetivo desta é verificar qual a percepção dos professores do
curso de Educação Física sobre a utilização de Tecnologias da Informação
como uma ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Esta
pesquisa delineou-se sob o paradigma qualitativo, descritivo interpretativo
com estudo de caso. Os instrumentos empregados para coleta de dados
foram: a observação das aulas, a entrevista semi-estruturada, diário de campo
e análise de documentos. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário
Feevale - RS, tendo como colaboradores da pesquisa os professores da
graduação do curso de Educação Física. Na análise dos dados surgiram
cat egor i a s q u e foram ag rupada s, formando t r ê s grandes cat egor i a s
(Entendendo a Tecnologia da Informação, Recursos Tecnológicos e o
Labirinto da Tecnologia da Informação) e seis subcategorias. Os resultados
evidenciaram que os professores identificam o que é a Tecnologia da
Informação; qual a sua contribuição na formação do futuro profissional
de Educação Física; quais os recursos utilizados e a utilidade deles no
processo ensino-aprendizagem. Por fim, os professores destacam alguns
fatores que contribuem para o processo num todo, entre eles, as facilidades
e as dificuldades referentes aos recursos tecnológicos, aos acadêmicos e a
Instituição. Esta relação é importante visto que integra a relação entre o
processo ensino-aprendizagem.

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