Percepções Sobre Um Projeto Esportivo Organizado Para o Desenvolvimento de Habilidades Para a Vida
Por Vitor Ciampolini (Autor), Michel Milistetd (Autor), Fabrício João Milan (Autor), Carlos Ewerton Palheta (Autor), Narbal Silva (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 10, n 1, 2020.
Resumo
Projetos esportivos são destacados por contribuir no Desenvolvimento Positivo de Jovens e no desenvolvimento de habilidades para a vida (tais como foco, controle emocional, respeito e responsabilidade). A partir de uma pesquisa-ação, este trabalho divide-se em dois. O primeiro estudo busca analisar o processo inicial de criação e implementação de um projeto de basquetebol baseado no desenvolvimento explícito de habilidades para a vida a partir da percepção de jovens participantes e do treinador. Já o segundo estudo objetiva compreender a percepção de jovens, responsáveis (pais e mães) e professores quanto a influência do projeto esportivo organizado para a transferência de habilidades para a vida. 11 jovens, oito pais e três professores de Educação Física escolar participaram, separadamente, de oito grupos focais. A partir da análise temática conduzida com os dados obtidos, os resultados demonstram os desafios e potencialidades de organizar um projeto sob esta perspectiva bem como sua influência no desenvolvimento dos jovens para a transferência de habilidades para a vida. Reflexões são apresentadas sobre de que maneira a adoção de estratégias implícitas e explícitas podem contribuir no processo desenvolvimento de habilidades para a vida para potencializar a educação e formação dos jovens por meio do esporte.