Percurso teórico e metodológico
Parte de Para além de uma Educação Física escolar: mediação pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem . páginas 66 - 72
Resumo
O percurso metodológico se iniciou com uma vasta experiência através de práticas pedagógicas desenvolvidas em cursos e trabalhos, como também com uma pesquisa e revisão literária para embasar e subsidiar o projeto, conciliando a teoria e a prática. O estudo de campo foi realizado durante as aulas de educação física. A pesquisadora era parte atuante do quadro de docentes do lócus pesquisado e já desenvolve um trabalho voltado para o esporte educacional. Os alunos analisados estudam no turno da manhã e pertencem aos anos finais de ensino. “Entendemos por metodologia, o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade” (MINAYO, 2015, p. 14). Na verdade, a metodologia é muito mais que uma técnica, ela inclui as concepções teóricas e articula a teoria com a realidade empírica e com os pensamentos sobre a realidade. Por isso, segundo Lenin (1965, p. 148 apud Minayo, 2015, p. 23): “O método é a alma da teoria”. O importante e insubstituível é a criatividade que deve acompanhar a pesquisadora em todos os âmbitos propostos pela pesquisa. A escolha do tipo de pesquisa foi baseada na metodologia de pesquisa social, que permite a aproximação do pesquisador à matéria a ser pesquisada, facilitando, portanto, a análise dos conteúdos, através da sistematização e objetivos coletados no material diário na rotina escolar. Pela natureza do nosso esttudo, utilizaremos tanto a abordagem qualitativa quanto quantitativa. A primeira corresponde à compreensão das relações das ações humanas no universo escolar e cultural dentro da ESCOLA, englobando percepções, valores e atitudes dos alunos envolvidos. Nesse sentido, os resultados responderão a questões muito particulares, como significados, motivações, crenças e atitudes de todos participantes. A segunda corresponde à identificação do desenvolvimento do indivíduo através do esporte e das aulas de educação física. Esses passos metodológicos foram traçados para dar suporte à análise e ao estudo fundamentado em Minayo (2004). Logo, realizamos duas importantes etapas: a fase exploratória da pesquisa e a fase de análise. A fase exploratória é a da delimitação do problema, de definição do objeto e dos objetivos, enfim, da investigação e da construção da base teórica da pesquisa. Já a fase de análise corresponde ao momento da reunião de todo material coletado, e através da leitura e anotações, poderemos comparar a teoria à realidade estudada, fazendo, por fim, as considerações gerais.