Percursos Distintos de Homens e Mulheres na Formação Superior em Educação Física: Um Estudo de Caso a Partir das Alterações Curriculares dos 70 Anos de Esef/ufrgs
Por Felipe Wachs (Autor), Humberto Luis de Cesaro (Autor), Ana Paula Pagliosa Bastos (Autor), Rute Viégas Nunes (Autor), Alex Branco Fraga (Autor).
Em Currículo sem fronteiras v. 14, n 1, 2014. Da página 203 a 225
Resumo
O artigo discute diferenças nos percursos de formação de homens e mulheres no ensino superior em educação física a partir das grades curriculares ao longo dos 70 anos de história da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir do material analisado, foram identificados quatro períodos nos quais as distinções entre percursos de homens e mulheres passam por mudanças e adotam diferentes caracterizações. De forma longitudinal, foi possível visualizar uma gradativa diminuição nas distinções de percursos até a implantação da nova estrutura curricular em 2012, quando os caminhos trilhados por homens e mulheres se tornam os mesmos