Resumo

Nas últimas décadas observa-se um aumento da produção científica dedicada ao estudo do desenvolvimento do atleta e do talento no desporto. Diversos estudos têm sido desenvolvidos na tentativa de compreenderem os percursos trilhados pelos atletas, com particular interesse por aqueles que alcançaram um patamar de rendimento superior no contexto desportivo. De uma forma global, a investigação tem identificado dois percursos frequentemente adotados pelos atletas, nomeadamente a especialização precoce e a prática desportiva inicial diversificada. A especialização precoce caracteriza-se pela prática de uma só modalidade desportiva desde tenra idade e pelo investimento em elevadas quantidades de treino altamente estruturado e intenso (prática deliberada). A prática desportiva inicial diversificada considera o envolvimento em diversas modalidades desportivas numa primeira fase de desenvolvimento e uma especialização posterior e mais tardia na modalidade de eleição. Contempla, também, o envolvimento numa prática de cariz informal e lúdico numa fase inicial do desenvolvimento, para além do investimento numa prática estruturada e intensa, que deverá ser progressivamente incluída ao longo do desenvolvimento do atleta. Adicionalmente, as influências psicossociais plasmadas no papel que os pais, treinadores e amigos possuem no percurso desportivo do atleta têm sido igualmente destacadas na literatura enquanto fatores determinantes neste processo. A reflexão e problematização sobre o conhecimento existente no âmbito desta temática será o foco deste ensaio teórico. Para além da revisão do estado da arte, as limitações inerentes a esta linha de investigação serão clarificadas e sugestões para futuros estudos avançadas.

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