Perfil Antropométrico de Alunos em Instituição de Ensino Superior

Por: Anderson Cruz, Carla Carolina Rodrigues da Silveira, Francinaldo da Conceição, George Ivan da Silva Holanda, Hellis Paula Caires Santos, Johnattas Vinícius Gonçalves de Assis e Samuel Gomes de Souza.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

INTRODUÇÃO: O presente trabalho buscou investigar o perfil antropométrico do aluno fisicamente ativo de educação física de uma instituição de ensino superior. Os parâmetros os quais esse artigo se baseou foram: estatura, IMC (índice de massa corporal), IMM (índice de massa muscular), percentual de gordura e MTC (massa corpórea total). METODOLOGIA: Foi utilizada a balança de composição corporal e bioimpedância da marca G-tech como balizador dos números apresentados, se trata de uma amostra voluntaria e com acadêmicos de períodos diferentes, com efetivo de amostras mais recorrente para o sexo feminino. RESULTADOS: Segundo CALTRAN 2012 et al., PIERINE DT, NICOLA M, OLIVEIRA EP 2009, BAUMGARTNER 1997 et al. O IMC (índice de massa corporal) encontrado no grupo estudado 22,55%(0.10±) mostrou que os alunos se enquadram na população dos indivíduos dentro do peso normal, no entanto , o percentual do gordura obtido de 24,47%(1,36±) mostra que a composição corpórea não está adequada uma vez que a idade media dos acadêmicos é situada em 22,6(6,15±) anos. A taxa de músculo propriamente dita que foi obtida é de 40,55% (4,69±) do peso corporal, reflete bem os outros aspectos apresentados acima, a pouca media de idade é o rotulo de serem fisicamente ativos contribui para que esse volume seja um tanto quanto a quem do resto da população, sem deixar de mencionar que o MTC (massa corpórea total) segue o mesmo padrão 64,35%(11,95±) devido à idade e serem fisicamente ativos. CONCLUSÃO: Foi traçado um perfil antropométrico dos acadêmicos de educação física de um instituição de ensino superior de Goiás, no qual se pode observar que alguns parâmetros estudados estavam dentro do que se espera de um jovem saudável, no entanto, consegui-se observar também alguns números no qual a hipótese não foi superada, mediante a isso foi formatado esse perfil proposto.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.