Resumo

Esta pesquisa está inserida dentro da área de estudo da Dimensão Biofísica da Motricidade Humana e com linha de pesquisa voltada para o estudo dos Mecanismos e Processos da Aprendizagem e da Conduta Motora, tendo este por objetivo investigar o perfil de crescimento físico e motor dos escolares da rede particular de ensino de Araguaína-TO. Fizeram parte da amostra 329 escolares (156 meninas e 173 meninos) de 7 a 10 anos devidamente matriculados nas escolas particulares do município de Araguaína-TO. O crescimento foi avaliado em ambos os gêneros quanto ao peso, estatura corporal e IMC. Considerou-se a adequação estatura/idade, peso/idade e peso/estatura tomando-se como referência os valores propostos pelo National Center of Health Statistics (NCHS-2002) relacionando estes com os valores da amostra investigada. Para o desenvolvimento motor foi utilizada a Matriz de análise dos padrões fundamentais de movimento proposto por GALLAHUE (2005). Para análise dos dados utilizou-se ANOVA, média, desvio padrão, mediana, percentil e o teste de Fisher. Os resultados encontrados para as variáveis do crescimento físico demonstraram que não foram encontradas diferenças significativas entre os gêneros dentro da mesma faixa etária. Quando relacionados, os valores encontrados das variáveis do crescimento físico com os valores propostos pelo (NCHS) os resultados encontrados foram bastante semelhantes ao referencial adotado. Na análise das curvas de massa corporal e estatura comparada com a referência internacional, os escolares desse estudo possuíram um desenvolvimento adequado, apresentando tendências para baixos níveis de desnutrição e baixo peso, assim como nanismo e baixa estatura, e maiores tendências para pesos e estatura mais elevadas. Quanto aos resultados para o desenvolvimento motor, estes revelaram que o estágio maduro foi encontrado em maior proporção no gênero masculino, em todas as idades, nos movimentos arremessar e chutar. No movimento saltar encontrou-se o estágio maduro apenas aos 10 anos. Já no gênero feminino a predominância do estágio maduro foi encontrado apenas nas idades maiores de 9 e 10 anos no movimento arremessar. Nos demais movimentos não foram encontradas a ocorrência do estágio maduro. Conclui-se que os níveis de normalidade encontrados no crescimento físico, em ambos os gêneros, podem ser resultantes, entre outros fatores, do quantitativo da amostra investigada, bem como, das condições ambientais favoráveis, o que contribui para o bom desempenho do potencial genético. Quanto aos diferentes níveis de desenvolvimento motor encontrados entre os ,gêneros, estes podem estar relacionados com o ritmo de desenvolvimento aliada a experiência ,da amostra estudada. Desta forma, estimular a prática e a orientação de movimentos ,fundamentais, no intuito evitarem atrasos no desenvolvimento motor da criança se faz necessário.

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