Resumo

O conhecimento das variáveis motoras dos indivíduos propicia um melhor rendimento no esporte. Objetivo: traçar o perfil de aptidão motora dos alunos da equipe de handebol de uma escola. Metodologia: esta pesquisa caracterizou-se como diagnostica exploratória. A amostra foi composta por 20 alunos que jogam na equipe a no mínimo 1 ano, do sexo masculino. Foi montada uma bateria testes para verificar a aptidão motora, sendo os seguintes: teste de sentar e alcançar com banco de Wells – verificação da flexibilidade; abdominal modificado – para resistência muscular localizada (RML); SEMO para a agilidade; impulsão horizontal e arremesso de medicine Ball para verificar a potencia de membros inferiores e superiores respectivamente; preensão manual – para verificar a força muscular; teste de corrida de 30 metros para velocidade; e teste de 9 minutos para verificar a resistência cardiorrespiratória; também foram realizadas mensurações de estatura e massa corporal para determinar o índice de massa corporal (IMC) e mensurações da circunferência de cintura e quadril para determinar a relação cintura quadril. Resultados: Com a análise dos dados constatou-se bom desempenho dos alunos avaliados quanto ao IMC, relação cintura quadril, e componentes da aptidão motora: flexibilidade, resistencia cardiorrespiratoria, velocidade, potencia de membros inferiores. Nos demais componentes o desempenho foi de médio a fraco. Conclusão: Pode-se concluir que após a análise das variáveis, tornou-se possível a elaboração de treinos visando o aperfeiçoamento das qualidades físicas avaliadas. Mais estudos acerca das equipes escolares devem ser realizados, para se ter conhecimento sobre as qualidades físicas dos jovens atletas.

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