Perfil da Formação Continuada dos Profissionais de Educação Física do Programa Academia Carioca na Atenção Primária do Rio de Janeiro
Por Renan Rocha Dias (Autor), José Augusto Guimarães de Oliveira (Autor), Junia Cardoso (Autor), Márcia Borges de Albergaria (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O Profissional de Educação Física (PEF) através da implantação do Programa Academia Carioca pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em 2009 começa a se inserir com maior intensidade nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) tornando esse cenário um novo campo de intervenção. Atuar na Atenção Primária à Saúde (APS) exige do profissional um perfil específico com ações pautadas nos princípios do SUS o que nem sempre acontece na prática. Nesse contexto, parece ainda haver uma lacuna de conhecimento na formação acadêmica o que faz com que os profissionais de saúde de uma forma geral se apresentem despreparados para atuar na APS e compreendendo isso entende-se que a educação continuada pode ser uma estratégia que ajude a minimizar essa deficiência. Objetivo: Analisar o perfil da formação continuada dos PEF do Programa Academia Carioca atuantes nas UAPS do município do Rio de Janeiro. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento transversal, com abordagem quantitativa e que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico adaptado, semiestruturado e de autopreenchimento. Participaram 77 PEF (63% dos PEF atuantes no Programa Academia Carioca) sendo 38 (49,4%) do sexo masculino com média de idade de 37,5±6,6 anos (Mínimo: 25; Máximo: 56) e 39 (50,6%) do sexo feminino com média de idade de 35,7±5,9 (Mínimo: 28; Máximo: 55). Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e quanto a sua distribuição e frequência utilizando o pacote estatístico IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 16. Resultado: Apresentados na Tabela 1.
Conclusão: O estudo evidenciou que a maioria dos PEF não tiveram uma disciplina específica sobre o tema na graduação e realizaram um curso de pós-graduação. O fato de os cursos apresentarem maior destaque para as áreas de Saúde da Família, Saúde Pública e Saúde Coletiva e realizados predominantemente após o ingresso no Programa são fatores relevantes nesse perfil que podem sugerir a busca pela educação continuada como forma de suprir uma deficiência ou uma lacuna de conhecimento. De acordo com os achados, percebe-se um perfil carente proveniente de uma formação acadêmica frágil para esse âmbito de atuação. Nessa direção, a educação continuada pode estar contribuindo para minimizar essa deficiência permitindo que o PEF atue de uma forma melhor qualificada.