Resumo

Introdução: O sucesso da atividade do treinador vai além do seu conhecimento específico do jogo, envolvendo outras dimensões como sua própria formação. Objetivo: Descrever o perfil da formação dos treinadores da fase final regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Metodologia: O instrumento utilizado foi um questionário denominado “Perfil de Competências Percebidas” de Costa (2005), composto por um conjunto de 50 afirmações relacionadas às competências inerentes ao exercício da função de treinador. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, através da freqüência de ocorrência. Resultados: A amostra foi composta por 85,7% de treinadores do sexo masculino. A faixa etária foi entre 30 e 40 anos para 35,7% da amostra, 39,9% tinha entre 40 e 50 anos e 25,0% entre 50 e 60 anos de idade.que, 39,3% não cursaram pós-graduação, 50,0% possuíam especialização e 7,1% concluíram o mestrado. Já no quesito formação complementar, 7,1% não realizaram curso, 7,1% fizeram cursos ofertados pelas federações e 32,1% participaram de cursos de extensão. No grupo investigado, 85,7% dos treinadores apresentaram experiência esportiva prévia em diferentes modalidades. Por fim, 71,4% atuaram como treinadores em competições estaduais, 17,9% em competições nacionais e 3,6% em jogos internacionais. Conclusões: Com o presente estudo, tornou-se possível verificar que há um predomínio de treinadores do sexo masculino, com formação em curso de Educação Física, na faixa etária menor do que 50 anos, com experiência esportiva prévia e, os cursos de extensão se configuram como a principal via de formação complementar utilizada no grupo. Por fim, verificou-se que os treinadores dos JERGS, em sua maioria, já atuaram como treinadores, principalmente, em competições estaduais.