Perfil de aptidão física em formandos do curso de sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo: um estudo transversal
Por Diego Ribeiro Souza (Autor), Júlio Cesar Martins (Autor), Júlio Cesar Tinti (Autor), Philipe Barreto Regonato (Autor), Rui Curi (Autor), Tania Cristina Pithon-Curi (Autor), Sandro Massao Hirabara (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 91, n 2, 2022.
Resumo
A elevada aptidão física é fundamental para o melhor desempenho dos policiais nas atividades laborais e na qualidade do serviço prestado à segurança pública e à sociedade.
Objetivo: Analisar o perfil de aptidão física dos policiais militares de ambos os sexos, formandos da Escola Superior de Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
Métodos: Estudo observacional, transversal e descritivo, com dados retrospectivos obtidos do Teste de Aptidão Física (TAF) de 1.634 formandos (93,45% homens). Os dados foram classificados segundo sexo e idade. Foram apresentadas estatísticas descritivas.
Resultados: As médias apresentadas pelos formandos foram: 42±4,61 repetições abdominais estilo remador; 7,37±0,54 segundos no teste de velocidade em deslocamento; e 2.502±255 metros no teste de Cooper. A média do VO2max entre os formandos foi de 44,4±5,66 ml/kg/min e nas formandas 35,1±4,66 ml/kg/min. A aptidão cardiorrespiratória foi classificada entre boa a excelente para 97,7% dos formandos e 71% das formandas. A força de resistência abdominal localizada mostrou-se entre boa e excelente para 91,6% dos formandos e 51,4% das formandas.
Conclusão: Os formandos do Curso de Formação de Sargentos da PMESP apresentaram aptidão física classificada entre boa e excelente. Este resultado indica que o programa de treinamento físico aplicado nas aulas é adequado para manter a condição física esperada.