Resumo

 Identificar o perfil do nível de atividade física, o estrato socioeconômico, os níveis de depressão, ansiedade e estresse em professores do ensino médio na Unidade Regional de Educação de Açailândia. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, de campo, de levantamento e transversal, realizada com amostra de 114 professores da Unidade Regional de Educação de Açailândia, com professores de ambos os sexos e de faixa etária entre 21 e 65 anos. A coleta de dados ocorreu nas escolas de forma presencial, mediante a aplicação de questionário, tendo como ferramentas o questionário internacional de atividade física (IPAQ, versão curta), para o estado nutricional o Indice de Massa Corporal (IMC), o questionário socioeconômico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), para as variáveis de depressão, ansiedade e estresse foi utilizado um questionário de Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Foi realizado uma análise descritiva com apresentação dos dados quantitativos por meio de média e desvio padrão. Resultados: analisada uma amostra de 114 professores da URE Açailândia. De maneira geral, quanto ao nível de atividade física, constatou-se que 29,8% dos professores foram classificados como muito ativos, 20,1% como ativos, 11,4% irregularmente ativos (A), 20,1% irregularmente ativos (B) e 18,4% classificados como sedentários. Em relação ao estado nutricional, a maioria dos professores (54,4%) enquadraram-se dentre da faixa de eutróficos, 25,4% na faixa de sobrepeso e 7,9% obesos. Quanto ao estrato socioeconômico, observou-se que 18,4% dos professores pertencem à Classe A, 22,8% à Classe B1, 40,3% à Classe B2, 15,7% à Classe C1 e 2,6% à Classe C2, não havendo representantes na classe DE. Em relação à depressão, 76,3% dos professores foram classificados como normais, 17,5% apresentaram uma classificação leve e 6,1% mostraram uma forma moderada, sem representantes na forma severa da depressão. No que diz respeito à ansiedade, 64% dos professores foram classificados como normais, 21,9% na forma leve e 12,2% na forma moderada, sem representantes na forma severa de ansiedade. Em relação ao estresse, 69,2% dos professores foram classificados como normais, enquanto 30,7% apresentaram estresse na forma leve, sem representantes nas categorias moderada e severa do estresse. Conclusão: O maior percentual de professores foi de ativos e muito ativos,e o maior percentual encontrado na classificação do estado nutricional correspondeu ao de eutrófico. Foram obtidas porcentagens elevadas de normalidade de estresse, ansiedade e depressão, evidenciando que a maioria dos professores apresentou bons indicadores para as variáveis investigadas.

Acessar