Perfil de consumo do sócio torcedor do paraná clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
Por Wesllen Gian Carvalho (Autor), Sergio Roberto Molletta (Autor), Fabio Mucio Stinghen (Autor), Christian Marcelo Fontes Knaut (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 3, n 2, 2013.
Resumo
Atualmente o esporte é um mercado que movimenta quantias enormes e cada vez maiores, girando em torno de um trilhão de dólares por ano no mundo e trinta e um bilhões de reais no Brasil, segundo dados da Amcham (2012). Dentro deste mercado, destaca-se o futebol com movimentações de grande parte desses bilhões de reais do esporte no país, porém o Brasil ainda está longe de aproveitar todo o seu potencial (Leoncini & Silva, 2005). Para manter este crescimento, o marketing esportivo precisa ser efetivo nas suas ações, valorizando o seu consumidor, identificando e conhecendo seu perfil, para maximizar os resultados dos clubes através da expansão do consumo esportivo. O objetivo do estudo foi identificar o perfil dos consumidores/sócio-torcedores do Paraná Clube e seu comportamento de compra em relação aos produtos e serviços da marca. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário em 416 sócios e as constatações principais foram que o sócio paranista está disposto a consumir mais produtos, receber mais benefícios na associação e possuir mais opções de locais para realizar suas compras de produtos com a marca do seu time.