Perfil de Triatletas Amadores do Estado de Minas Gerais: Análise dos Treinamentos, Lesões e Competições

Por: Bruno Barbosa Rosa, César Augusto Costa Rodrigues, Marcelo Rodrigo Tavares, Príncia Jardim Araújo e Yvan Fernandes Vilas Boas.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.25 - n.265 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi traçar um perfil dos praticantes amadores de Triatlo através da análise da rotina de treinos e competições. Métodos: Participaram da pesquisa 46 homens e 16 mulheres da cidade de Belo Horizonte.A pesquisa é quantitativa e foi realizada por meio da aplicação de questionário com 40 perguntas abertas e fechadas. As perguntas são relativas aos temas: informações pessoais, histórico no triatlo, rotina de treino, participação em competições, histórico de lesões e hábitos relacionados à prática do triatlo. O questionário foi elaborado pelos pesquisadores. Resultados: A maioria se considera de nível intermediário (59,67%) e participa de provas de curta distância (52%).Cada modalidade é treinada em média 3 vezes na semana.O treino de educativos na natação é realizado com frequência por 33,8%, o anaeróbio no ciclismo por 14,5% e o treino de força na corrida por 20,9% dos participantes. Conclusão: Conclui-se que o nível de desempenho auto percebido pelos triatletas amadores de Belo Horizonte tem relação direta com o tempo de prática na modalidade. As horas que dedicam para cada modalidade em relação às horas totais de treino na semana são elevadas para natação e ciclismo e baixas para corrida em comparação a outros estudos. Não foi encontrada relação entre lesões e rotina de treinamento. Uma investigação mais aprofundada sobre as competições, como tempo gasto nas provas e região onde competem, irá contribuir para outras análises e resultados

Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1538

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.