Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o perfil de desenvolvimento de escolares de 07 a 14 anos da Rede Pública de Ensino do Município de Marechal Cândido Rondon/PR. O desenvolvimento destes escolares foi investigado através do comportamento do crescimento físico e estado nutricional (peso e estatura), e da identificação das características e propriedades do município (macrossistema) e da família (microssistema), realizado com a aplicação de um questionário envolvendo 610 meninos e 565 meninas. Os resultados obtidos indicaram que o município apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento dos escolares. No microssistema familiar foram observados elementos que demonstram condições desfavoráveis, como baixos índices de renda familiar, famílias numerosas, pais com pouca escolarização e ocupação profissional em atividades manuais. No entanto, o impacto destas condições é compensado pelo elevado índice de moradias próprias com saneamento básico, luz e água tratada, e atividades de subsistência na propriedade. Além disso, observou-se uma boa estruturação familiar e uma expressiva participação dos escolares em atividades diversificadas de natureza artístico-culturais e/ou esportivas. Os resultados dos valores de peso e estatura dos escolares de Cândido Rondon mostraram um perfil de crescimento longilíneo, com biotipo corporal de sujeitos magros e altos. Esta relação indicou indivíduos com comportamento anormal do estado nutricional que podem ser facilmente reconduzidos à parâmetros de normalidade. Quanto a relação dos fatores ambientais com as características pessoais investigadas, conclui-se que os resultados podem estar indicando a ocorrência de influências das condições de vida sobre os índices de crescimento e estado nutricional dos escolares, demonstrada pela observação de algumas diferenças apresentadas nestes resultados. Este fato vem reforçar que o comportamento de variáveis específicas próprias da pessoa em estudos desenvolvimentistas não devem ser interpretadas isoladamente, mas sim como resultante da interação com determinadas características do ambiente, com as quais se relacionam.

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