Resumo

Este trabalho analisa o perfil do aluno frequentador do Clube do Pedal, atividade do projeto Bicicletando do Sesc Sorocaba, que visa incentivar a cultura do pedal de forma segura e consciente. O Bicicletando propõe fortalecer o reconhecimento da bicicleta como possibilidade de meio de transporte sustentável e de mobilidade urbana seja para o lazer, atividade física ou para as necessidades cotidianas de locomoção, bem como provocar um pensamento crítico que possa colaborar para a melhoria das malhas cicloviárias e um convívio de respeito entre ciclista-pedestre-motorista na cidade de Sorocaba. O Clube do Pedal acontece com saídas regulares para pedalar, utilizando ruas e ciclovias da cidade, às terças e quintas feiras, com duas (2) horas de duração desde setembro de 2012, e busca proporcionar aos alunos a prática regular do ciclismo. Como forma de verificar o perfil do ciclista frequentador do Clube do Pedal, foi aplicado um questionário em formato on-line através da plataforma Google, para 80 inscritos na atividade. É possível afirmar, após os resultados obtidos com as respostas, que o grupo tem tendência a utilizar a bicicleta como ferramenta para a prática regular de exercícios físicos, já que 75% escolheu o ciclismo para melhorar a qualidade de vida e 95% espera melhorar seu condicionamento físico com a prática regular da modalidade. Além das saídas regulares oferecidas pela unidade, os ciclistas demonstraram o costume de pedalar mais 2,3 vezes em outros dias e/ou horários além do Clube do Pedal. Com relação ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e mobilidade urbana, apenas 33,8% utiliza para ir ao mercado, banco entre outros. O objetivo principal desta análise é pautar as ações em curto, médio e longo prazo do citado projeto, visando manter o conceito e objetivos específicos da proposta através de um trabalho processual com a perspectiva de motivar o maior número de pessoas a incorporar a bicicleta como uma possibilidade tanto de atividade física quanto de meio de transporte sustentável.