Perfil do consumidor esportivo: conexões com o basquete 3x3
Por Flávia da Cunha Bastos (Autor), Ary Rocco Junior (Autor).
Resumo
O desenvolvimento do esporte moderno está ligado às transformações culturais e formas capitalistas de consumo. Alguns aspectos da globalização no esporte são observados a partir do final do século XIX, mas ao longo do século XX o esporte tornou-se realmente um fenômeno e passou a ter o endosso para acessar a cultura de consumo global (Smart, 2007). Esse processo de globalização se tornou mais evidente com avanço da tecnologia e da internet, e na indústria do esporte a globalização se dá no mesmo ritmo que nos negócios convencionais, ou até mais rápido, então se acumulam os desafios para o gerenciamento de organizações e programas esportivos (Zhang, Pitts & Johnson, 2021). Dado que o consumidor é elemento fundamental para o sucesso das ações implementadas na gestão de instituições esportivas, sendo imprescindível conhecer sua perspectiva (Gladen & Funk, 2002). A participação do consumidor de esporte ganhou novas características com o desenvolvimento das novas mídias, o que impacta a forma como as organizações esportivas devem se comunicar e divulgar produtos e serviços para seus torcedores (Padeiro, Rocco Jr. & Vanucci, 2021). Nesse sentido, é preciso realizar avaliações constantes para entender a renovação dos elementos que a afetam, já que essa diversificação traz o aumento da participação e interesse dos consumidores, e consequentemente o aumento de tipos de produtos e serviços esportivos oferecidos, como o surgimento de novas e diferentes atividades esportivas (Pitts & Stotlar, 2013).