Perfil do Gestor de Academias de Ginástica da Região Político Administrativa 6 da Cidade do Recife - Pernambuco - Brasil
Por Abraão Francisco Morais Mendonça (Autor), Yves Miranda (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 9, n 3, 2019.
Resumo
Introdução: O segmento fitness no Brasil está muito disputado nos últimos anos entre as organizações que oferecem serviços no setor de academias de ginástica, sendo o Brasil responsável por mais da metade das academias na América Latina.Por este motivo, o gestor esportivo tem grande importância no desenvolvimento do esporte,devido a sua importância na organização onde atuam, que necessita cada vez mais de profissionais qualificados no mercado. Objetivo: analisar o perfil dos gestores de academias da RPA – 6 de Recife – Pernambuco. Métodos:Trata-se de uma pesquisa descritiva e de campo. A amostra foi composta por 38 gestores de academias de ginástica localizadas na Região Político Administrativa (RPA) 6 do Recife. Como instrumento, foi utilizado um questionário adaptado de Bastos et al. (2006), preenchido após assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram inseridos no programa Microsoft Office Excel 2019 e analisados no mesmo, por meio de estatística descritiva, a partir da distribuição da frequência das respostas. Resultados: constatou-se que 76,3% são do sexo masculino, 55,3% são casados, 39% estão na faixa etária entre 25 a 34 anos, 39,5% recebem de 3 a 6 salários mínimos, 55,3% possuem ensino superior. Conclusão: os gestores das academias de ginástica da RPA 6 da cidade do Recife são indivíduos do sexo masculino, com idade entre 25 e 34 anos, casados, com formação de nível superior, sugere-se que os gestores não parem seus estudos na graduação e preocupem-se mais em fazer cursos de pós-graduação e especialização na área de gestão esportiva.