Perfil do professor em sustentabilidade: associação com responsabilidade pessoal e social nas aulas de educação física
Por Marjory dos Santos Passos (Autor), Gilmar Sampaio Maciel (Autor), Suzana Alves Nogueira Souza (Autor), Jéssica Santos Passos Costa (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
Os profissionais de saúde apresentam uma concepção incipiente e limitada sobre a prática da EF vinculada à saúde. Objetivo: O objetivo foi analisar as concepções dos profissionais de saúde sobre a prática de Exercício Físico (EF) em indivíduos privados de liberdade em um presídio regional do seminário baiano. Materiais e Métodos : Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, no Presídio Regional do Semiárido baiano, em 2019, com 28 profissionais de saúde. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada a Análise Categorial Temática de Bardin. Resultados : Foram sistematizadas três categorias: 1) Percepção dos profissionais de saúde sobre a importância da prática de FE para indivíduos privados de liberdade; 2) Prática de EP na prisão; 3) Transtornos mentais de maior incidência na prisão e nos tratamentos utilizados. A maioria tinha a percepção da EP ligada à saúde; os relatos relatados foram jogar bola e futebol, musculação improvisada, caminhada e abdominais, todos sem orientação profissional; descobriu-se que a EF pode ser uma aliada trazendo benefícios ao processo de ressocialização, na redução da agressividade e da reincidência. A Educação Física não era um elemento prioritário na unidade prisional. Conclusão : A prática regular de EP deve fazer parte dos programas de intervenção com reclusos e que estes sejam orientados.