Perfil do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Um Município do Sul da Bahia
Por Larayne Gallo Farias Oliveira (Autor), Alana Paula Souza Santos (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 258, 2019.
Resumo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 foi implantado em 2004 na cidade de Itabuna, BA com o objetivo de prestar socorro a população em casos de urgências e Emergências. Atualmente consta com três viaturas e uma motolância e uma equipe composta por cinquenta e cinco profissionais. Este estudo objetivou conhecer o perfil de atendimento prestado pelo SAMU Itabuna-BA no período de Janeiro a Junho de 2014. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de natureza quantitativa, onde foram utilizados dados secundários do banco de dados da regulação médica do SAMU 192, considerando todos os atendimentos prestados pelo serviço. Neste período foram recebidas 71.598 chamadas para o número 192, destas 58.228 foram trotes e 4.202 foram realizados atendimentos com o uso de veículos, onde a Unidade de Suporte Básico foi utilizada em 78% das ocorrências; os tipos de atendimentos mais frequentes foram os agravos clínicos adultos (33,1%), seguidos pelas causas traumáticas (25,7%), destacando-se problemas cardiovasculares com 30% dos agravos clínicos e os acidentes de trânsito que corresponderam a 48% dos agravos traumáticos, nas quais, em sua maioria (65%) os usuários foram levados para o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM) em Itabuna, que a rede de urgência tem como aporte principal. Assim a pesquisa possibilitou avaliar os principais problemas de saúde atendidos, permitindo traçar medidas de colaboração para o planejamento e organização do serviço, além de subsidiar os gestores e autoridades na tomada de decisões que possam contribuir na prestação da assistência.