Perfil Docente: Análise das Decisões de Planejamento de Professores de Educação Física Estagiários
Por Janaína da Silva Ferreira (Autor), Francis Natally de Almeida Anacleto (Autor), Carlos Alberto Serrão dos Santos Januario (Autor), Gustavo da Motta Silva (Autor), José Henrique (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.