Resumo

Introdução:A adolescência é um momento de grandes modificações físicas de uma
maior maturidade emocional. Muitos valores são contestados, repensados e passados
por um crivo bastante crítico. Diante das alterações pelas quais os alunos desse nível
de ensino estão passando, faz-se necessário que o professor de Educação Física
esteja a par dessas transformações que acometem a vida dos educandos. Elas devem
ser tratadas com a devida importância, pois seus impactos podem se tornar
permanentes. Conscientizando-se das reais necessidades dos alunos, o professor
poderá desenvolver seu planejamento, adequando as atividades a serem desenvolvidas
dentro do perfil demonstrado e apresentado pelos seus próprios alunos. Objetivo:
Levantar quais as principais características dos alunos das séries finais do Ensino
Fundamental, que se encontram na faixa etária dos 11 aos 14 anos. Metodologia:
Para diagnosticar as principais características encontradas nos alunos das séries finais
do Ensino Fundamental foi aplicado um questionário a professores de Educação
Física, sendo que uma das perguntas tratava do perfil dos alunos dessa etapa de
ensino. O questionário foi respondido por 14 professores, de escolas particulares e
públicas de Curitiba, onde os acadêmicos do 6º período do Curso de Licenciatura
em Educação Física da PUCPR estiveram realizando o estágio supervisionado no
segundo semestre de 2005. Resultados: Observou-se o destaque conferido às
transformações e aos conflitos decorrentes do período da adolescência, sendo que
as características mais relatadas foram de que os alunos são: desatentos, agitados,
rebeldes, indisciplinados, inseguros, inquietos e hiperativos, porém também houve
uma caracterização positiva: participativos, questionadores, exigentes, interessados
e alegres. Conclusão: Diante dos resultados verifica-se que a realidade observada
dentro da escola está de acordo com as características mais comuns presentes na
adolescência. O aluno, no ambiente escolar, e principalmente nas aulas de Educação
Física, expressa as suas transformações, assim como seus dilemas, problemas e
conflitos de uma forma muito clara, devido justamente ao relacionamento social
existente dentro da escola. Conforme o perfil do adolescente, o professor vê a
importância de planejar atividades que estejam de acordo com a realidade vivida
pelos seus alunos, não somente atraindo-os pelo gosto, e sim também pelas suas
necessidades físicas, motoras e psicológicas.

Acessar Arquivo