Resumo

Introdução: O avanço da área da Ciência do Esporte torna imprescindível o conhecimento do fenômeno esportivo em sua pluralidade e evidencia a necessidade de se ter uma equipe multidisciplinar envolvida. Um personagem essencial desta equipe é o Gestor/Coordenador do Clube Socioesportivo, que exerce papel fundamental no funcionamento e organização das Escolas de Esportes. É fato que este deve ter uma visão sistêmica do processo da Iniciação Esportiva. Objetivo: Detectar o perfil acadêmico e profissional dos Gestores/Coordenadores de nove Clubes Socioesportivos da cidade de Campinas-SP. Metodologia: Foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de possibilitar reflexões teóricas e elaborado um questionário, adaptado Bastos et al. (2006), respondido pelos coordenadores dos nove Clubes investigados. Estabeleceram-se como critérios para a escolha dos Clubes: ser filiado à Associação dos Clubes de Campinas e Região e possuir Escolas de Esportes que atendessem crianças da faixa etária entre 7 e 12 anos. Resultados: Verificou-se que 55,4 % possuem pós-graduação, mais especificamente, a especialização. No entanto, nenhum deles citou ter direcionado sua capacitação para a área da Gestão Esportiva. 77,8% foram atletas quando mais novos, 77,7% chegaram ao cargo através de indicação, 88,8% são do sexo masculino e 55,5% possuem atividades profissionais fora do clube. Ademais, foi possível constatar que os gestores não têm acesso aos protocolos de testes físicos das Escolas de Esportes que gerenciam/coordenam. Conclusão: Percebe-se ser imprescindível que o cargo de Gestor/Coordenador seja ocupado por um profissional com conhecimento da área, estando preparado para a compreensão do universo esportivo e suas nuances.

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