Perfil dos Pacientes Diabéticos Tipo 1 Atendidos no Setor de Educação Física da Clínica de Endocrinologia da Santa Casa de Belo Horizonte
Por Janice Sepúlveda Reis (Autor), Albená Nunes da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é caracterizar pacientes diabéticos tipo 1 atendidos pelo educador físico no Ambulatório de Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) da Clínica de Endocrinologia da Santa Casa de Belo Horizonte, encaminhados da Secretaria Municipal de Saúde, exclusivamente pelo SUS.
Método e resultados:
Foi utilizada análise estatística descritiva para caracterização do perfil do paciente que utiliza este serviço. Os resultados mostraram que durante o ano de 2009, 59 pacientes utilizaram o serviço, sendo que 34 (58%) homens e 25 mulheres (42%). O maior número de pacientes está entre 16 e 32 anos de idade. Deste total de pacientes 84,7% não possuíam retinopatia., 86,4% não havia desenvolvido nefropatia, e 89,8% não apresentaram neuropatia periférica. No que diz respeito à atividade física, 65,5% dos pacientes afirmaram praticar atividade física regularmente.. A maioria dos pacientes apresentou peso entre 48 e 72 kg e mantinha o IMC entre 24 e 31. Os níveis de hemoglobina glicada, uréia e creatinina estavam acima dos níveis recomendados, no início do atendimento.
Conclusão:
Os pacientes que freqüentam o Ambulatório de Diabetes Mellitus tipo 1 da Santa Casa de Belo Horizonte, apresentavam no começo no atendimento níveis descompensados de controle da glicemia. A intenção é acompanhar esta estatística para saber se a intervenção está tendo efeito no controle de parâmetros importantes para a qualidade de vida do diabético.