Resumo

As atividades circenses estão cada vez mais frequentes na prática profissional de professores de educação física em diferentes áreas de atuação, sendo vinculado ao conteúdo da ginástica (DCN’s). O circo, com a sua arte, exerce certo fascínio a quem assiste e aos que praticam, tornando-se uma atividade tentadora para superação de limites, por vivenciar o corpo em maneiras diversas e propor inúmeros desafios a serem explorados e vencidos (GARCIA E MARRONI, 2014). A flexibilidade nas regras e a necessidade de inovar e criar, típicas das artes cênicas faz surgir diferentes formas de prática do tecido na modernidade e em diferentes contextos como escolas, universidades, projetos sociais e academias (BORTOLETO, 2008; BATISTA, 2004). O projeto de Extensão “Acrobacias Aéreas Circenses” foi ofertado sem restrição de público, por meio de uma iniciativa do Centro de Excelência à Comunidade (CEC) junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O projeto iniciou em 2013 com 16 alunos, e em 2016 atendia mais de 60 alunos entre crianças, adolescente e adultos, divididos em 6 turmas.

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