Perfil e a Percepção de Qualidade de Vida de Idosos em Um Programa de Promoção a Saúde
Por S. M. Castellano (Autor), A. G. D. Souza (Autor), C. C. Sordi (Autor), T. R. S. Paulo (Autor), W. W. Moreira (Autor), L. B. Santiago (Autor), R. M. R. Simões (Autor).
Resumo
O comportamento fisicamente inativo do ser humano vem cada vez mais contribuindo para o avanço da obesidade e demais morbidades crônicas degenerativas não transmissíveis. Essas doenças impactam de forma significativa a qualidade do viver, sendo que as mudanças no estilo de vida indicam resultados satisfatórios na prevenção do surgimento e dos agravos de muitas morbidades. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o perfil e a percepção de qualidade de vida dos clientes da Unimed Uberaba, participantes do programa de Acompanhamento de Doenças Crônicas. O estudo é do tipo descritivo transversal, de natureza quantitativa com a participação de 35 sujeitos. Para a avaliação, utilizou-se questionário estruturado, com informações sociodemográficas, comportamento físico e o instrumento WHOQOL-BREF para avaliação da Qualidade de vida por meio de escores dos domínios: físico, social, ambiental, psicológico e geral. Para a análise, foram utilizados procedimentos da estatística descritiva (frequencia média, desvio padrão e distribuição percentílica). A média de idade foi de 68,3 anos (±7,3) sendo que, 98% (n= 34) são mulheres e 2% homem (n= 1). Em relação ao comportamento físico, 34% (n=12) praticam mais de 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados e 66% praticam 90 minutos de exercícios físicos moderados realizados na própria operadora de saúde. Dentre as principais modalidades de exercícios físicos praticados pelos sujeitos são: ginástica funcional, hidroginástica e caminhada. Em relação a qualidade de vida, os resultados do WHOQOL-BREF revelaram escores nos domínios: social, 67,5%; físico de 63,2%; psicológico, 60,4% e ambiental 66,4%. Já em relação ao domínio geral, 68,5% considera a qualidade de vida muito boa e 64,5% estão muito satisfeitos com a sua saúde. Conclui-se que há uma estreita relação entre o comportamento físico dos clientes com as atividades físicas oferecidas na singular e apesar das diferentes morbidades e agravos os mesmos apresentam uma percepção positiva de viver e saúde mostrando então a efetividade das ações interdisciplinares do programa.