Perfil e Apropriação da Política de Esporte, Cultura Física e Lazer Para Crianças em Municípios do Paraná
Por Felipe Canan (Autor), Andreia Juliane Drula (Autor), Joao Fernando Christofoletti (Autor), Verônica Gabriela Silva Piovani (Autor), Shayda Muniz Oliveira Guilherme (Autor), Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor).
Resumo
Objetivou-se identificar a dinâmica de apropriação e vivência de esporte, cultura física e lazer por parte de crianças residentes em municípios paranaenses. A pesquisa é quali-quantitativa e utilizou como procedimentos: questionário aplicado a escolares do 3º ao 5º ano no Ensino Fundamental; entrevista semiestruturada com gestores públicos de esporte e lazer; dossiê documental a respeito de cada município investigado. As categorias de análise foram estabelecidas a priori, consistindo nos pares dialéticos “oferta e demanda”, “público e privado” e “formal e informal”. Verificou-se supremacia na oferta pública de escolinhas esportivas e pouca preocupação com cultura física, lazer, infraestrutura e parcerias com a iniciativa privada e comunitária. As crianças apropriam-se destas escolinhas, mas indicam interesses relativos a práticas recreativas não atendidas pelo poder público.