Resumo

Desenvolver instrumento de pesquisa integrativo e validar o conteúdo e o construto com relação às atribuições e competências dos gestores(as) do esporte brasileiros(as).
Metodologia/abordagem: Estudo metodológico com levantamento bibliográfico para a formulação dos itens. A validação do instrumento ocorreu em duas fases: na primeira, experts avaliaram a clareza e a pertinência e foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo, seguido de estudo piloto. Na sequência foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) para avaliar a validade de construto sobre atribuições e competências dos gestores.
Originalidade/Relevância: Diferentes pesquisas abordam o gestor do esporte brasileiro, com a análise do perfil demográfico, funções exercidas, capacidades e habilidades ocorrendo em contextos diversos e por meio de diferentes variáveis e escalas. Essa diversidade limita o conhecimento sobre esse profissional, inviabilizando comparações.
Principais resultados: A Fase 1 resultou no instrumento “Gestor do Esporte no Brasil” (GEB), composto por 58 questões (fechadas, abertas e em escala Likert). Na Fase 2, a AFE validou os conteúdos relativos a 32 das 33 atribuições e competências dos gestores esportivos. Conclui-se que o instrumento GEB, com 57 questões, apresentou evidências de validade de conteúdo e construto.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui para a pesquisa sobre a temática, para a prática da gestão de pessoas nas organizações esportivas e para a formação do gestor do esporte. A aplicação do instrumento em estudos futuros, com diferentes amostras, permitirá a comparação direta entre os gestores do esporte do país.

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