Resumo

O êxito da profissão docente é sustentado por diversos fatores intervenientes do percurso formativo e das aprendizagens da prática pedagógica. Objetivou-se identificar o perfil e desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Participaram da amostra 38 professores de Educação Física da rede de ensino municipal de Sorriso/MT, com idade média de 34,63 (±8,64) anos com tempo de experiencia de 7 a 10 anos. Para a coleta de dados um questionário eletrônico, elaborado pelos autores, com 24 questões objetivas foi aplicado. Os resultados demostraram que o perfil dos professores se apresentou em sua maioria licenciados 71,05%, com pós-graduação especialização 78,95%, formados em instituições de ensino superior privadas 63,16%, no estado do Mato Grosso 52,63% e São Paulo 21,05%, atuantes somente na profissão de docente e com um único vínculo empregatício 63,16%, e carga horaria semanal de trabalho de mais de 40 horas 31,58%, com remuneração base em 3 salários mínimos 44,74%. O desenvolvimento profissional é almejado por todos os professores, que realizam formação continuada com foco em formação de professores 50,00% de carga horaria média anual entre 50 e 150 horas, com destaque a fonte de aprendizagem informal 50,88% que remete a experiência profissional como a principal para seu desenvolvimento. Conclui-se que o perfil dos professores de Educação Física é diversificado e o desenvolvimento profissional é enfatizado por todos continuamente.

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