Resumo

O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil do estilo de vida dos professores dos cursos da área de saúde (Educação Física – EF, Nutrição – N, Fisioterapia – F, Odontologia – O e Psicologia – P) da Universidade Católica de Brasília. A amostra foi composta por 89 professores, divididos em grupos, de acordo com a habilidade específica em cada curso. Utilizou-se, como instrumento de pesquisa, três questionários com perguntas sobre a prontidão para atividades físicas (Q-PAF), atividades físicas habituais e o perfil do estilo de vida (Pentáculo do Bem-estar). Os resultados demonstraram evidências de que a maioria dos participantes estão na faixa etária entre 30 e 40 anos, sendo 49% do gênero masculino e 51% do feminino. Em relação à prontidão para atividade física, verificou-se, que a grande maioria dos professores, encontram-se aparentemente aptos para praticarem atividades físicas leves e moderadas. Com relação aos hábitos diários de atividades físicas, observaram-se diferenças significantes ao nível de 5% do curso de Educação Física em relação aos demais, e não verificaram-se diferenças entre os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Quanto ao perfil do estilo de vida, observou-se por meio do Pentáculo de Bem-estar, que os grupos são heterogêneos quanto as características pessoais. O curso de Educação física, apresentou, o melhor padrão de qualidade de vida, quando considerados, os cincos componentes desse instrumento. Infere-se que os professores da área de saúde da UCB necessitam incorporar no seu estilo de vida, atitudes relacionadas aos componentes observados, principalmente para as atividades físicas, como forma de promoção da saúde e conseqüentemente da qualidade de vida. Demonstram ainda, pelo seu estilo de vida atual, que não existe uma coerência entre o conhecer, querer e agir.

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