Perfil do Estudante Universitário da Eefeusp: Um Estudo Preliminar
Por Alvaro Carvalho Martins (Autor), Felipe Presotto Rosa (Autor), Rubens Heller Mandel (Autor), Charles Rafael Asakawa Novais (Autor), Nilo Silveira Takahashi (Autor), Gustavo Pícara Manara (Autor), Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo descrever o perfil dos alunos dos cursos de graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFEUSP).
Métodos e resultados:
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e de campo (Vergara, 2006). A população foi constituída por 470 alunos dos Cursos de Graduação da EEFEUSP. Foi elaborado questionário com questões relativas ao perfil socioeconômico, áreas de interesse e qualidade do curso, validado por três experts (docentes da EEFEUSP). Os dados foram coletados no segundo semestre de 2011 e os dados preliminares (182 respostas - 38,72% da população) relativos às questões fechadas foram tratados através de estatística descritiva. Resultados: a maioria é do sexo masculino, tem entre 18 e 22 anos, não possui renda nem veículo próprio, utiliza transporte público para ir à faculdade e tem renda mensal familiar acima de R$ 2.501,00. Cerca de 70% dos alunos trabalharam ou trabalham, sendo que destes últimos 83% atuam na área. As áreas de interesse com mais de 25% de indicação foram: Gestão e Marketing, Preparação Física, Modalidades de alto rendimento e Treinamento Esportivo. Quanto a qualidade do curso (excelente ou boa) os porcentuais obtidos foram: em relação às aulas, 55%; à estrutura física, 88%. Quanto a satisfação com a grade curricular houve equilíbrio, com 51,11% não e 48,89% sim.
Conclusão:
Esses resultados preliminares demonstram que os alunos têm interesses diversificados, buscam experiências profissionais durante a formação e identificam a necessidade de melhora da grade curricular e das aulas.