Resumo

Atualmente dados reportam um alto índice de reprovação em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental e sabe-se que grande parte das escolas públicas do país não tem na grade curricular destes alunos a disciplina de educação física. Neste contexto, estudos demonstram uma relação direta entre atrasos no desenvolvimento motor, devido à falta de atividade física, e dificuldades de aprendizagem em escolares. Sabendo dos vários fatores que podem estar associados com o mau desempenho escolar destas crianças, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico, bem como os níveis de ansiedade, motivação e atenção, de estudantes nos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem e, a partir destes dados, discutir a importância da inserção do professor de educação física. Assim, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, onde foram incluídos 22 estudantes do sexo masculino, compreendendo uma faixa-etária de 10 à 12 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, selecionados por professores de escolas públicas, do município de Uruguaiana/RS. Os resultados demonstraram que estes alunos apresentaram um risco para sobrepeso corporal, um alto nível de insatisfação com a imagem corporal, uma baixa motivação e um grande déficit nos níveis de atenção. Frente a estes achados a atuação do professor de educação física se faz pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o estímulo à prática de atividade física influencia positivamente sobre o perfil físico das crianças, melhorando a percepção da imagem corporal, além de atuar sobre aspectos de motivação, ansiedade e atenção, podendo melhorar o desempenho escolar.

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