Perfil do Imc e Sua Relação com o Teste de Sentar e Levantar em Alunos do 1º Segmento do Ensino Fundamental
Por Cassia Ribeiro Carvalho Silva (Autor), Paulo Eduardo Ferreira Campista (Autor), Paulo Gil Salles (Autor).
Resumo
O Teste de Sentar-Levantar foi proposto como um procedimento capaz de avaliar a destreza com que os indivíduos executam as ações de sentar e levantar do solo. Estas ações são consideradas habilidades motoras básicas, pois fazem parte do repertório motor de crianças e adultos. Uma relação peso/altura desfavorável já se tornou um problema de saúde pública e pode causar efeitos negativos sobre a qualidade de vida relacionada à saúde. A associação entre o Índice de Massa Corporal com o Teste de Sentar-Levantar em adultos já é estabelecida, entretanto são necessários estudos sobre esta associação em crianças. Este estudo se propõe a verificar o perfil do índice de massa corporal de alunos do 1º segmento do ensino fundamental de uma escola particular de Belford Roxo e analisar a sua associação com o Teste de Sentar-Levantar destas crianças. Foi observado excesso de peso em 34,3% dos sujeitos avaliados e que o índice de massa corporal discrimina objetivamente aqueles indivíduos com dificuldade no desempenho do Teste de Sentar-Levantar, tanto para os do gênero masculino quanto para os do gênero feminino