Resumo

Objetivo: Averiguar o perfil morfológico dos árbitros assistentes de elite da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
Metodologia: A amostra foi constituída por 13 árbitros assistentes da FPF credenciados pela confederação Brasileira de Futebol (CBF), que submeteram-se às provas de aptidão física da temporada de 2010. O perfil morfológico foi determinado mediante a mensuração da massa corporal, estatura, nove dobras cutâneas, nove perímetros e quatro diâmetros ósseos.
Resultados: Com a análise dos resultados antropométricos pode-se constatar que, a idade média dos árbitros assistente foi de 33,1 ± 5,9 anos, a massa corporal de 74,9 ± 7,1 kg, a estatura de 176,0 ± 6,2 cm e o IMC de 24,2 ± 1,6 kg/m2. O percentual de gordura corporal do árbitro assistente encontra-se elevado, pois este foi de 18,6±3,0%. Em adição, seu somatotipo foi classificado como endomorfo mesomorfo, onde há uma predominância do tecido adiposo sobre o muscular.
Conclusões: O percentual de tecido adiposo apresentado pelos árbitros assistentes neste estudo foi superior aos dos jogadores de futebol e de árbitros internacionais relatados na literatura científica. Portanto, sugere-se que as federações ofereçam aos seus árbitros assistentes, programas de treinamento físicos associados a orientações nutricionais, visando à melhora no condicionamento físico e perfil morfológico.
 

Acessar Arquivo