Resumo

Esta pesquisa investigou a capacidade que as características e os protagonistas do jogo têm de prever a intensidade emocional, bem como a orientação motivacional (para desempenho ou resultado). Participaram do estudo 183 alunos do ensino fundamental e médio de quatro regiões espanholas (meninos = 43,7% e meninas = 56,2%), com idades entre 12 e 17 anos. Foram realizadas duas sessões de intervenção de 60 minutos (15-20' por jogo); a intensidade emocional foi avaliada ao final da sessão por meio do GES, enquanto os perfis motivacionais foram avaliados por meio do BREQ3. Para análise dos dados foi empregada a técnica de árvore de decisão conhecida como CHAID. Os resultados permitem destacar que: a) o resultado da competição e o tipo de jogo podem predizer a intensidade emocional dos participantes; b) o resultado durante a partida, juntamente com o género, pode prever perfis motivacionais orientados para o desempenho; e c) gênero e resultado, além da formação esportiva, ajudam a prever perfis motivacionais não orientados ao desempenho.

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