Perfil Nutricional de Boxeadores Olímpicos e Avaliação do Impacto da Intervenção Nutricional no Ajuste de Peso Para as Categorias de Lutas
Por Alessandra Paula de Oliveira Nunes Perón (Autor), Waldir Zampronha Filho (Autor), Luciana da Silva Garcia (Autor), Alex Wilson da Silva (Autor), Juan Francisco Garcia Alvarez (Autor).
Em O Mundo da Saúde v. 33, n 3, 2009. Da página 352 a 357
Resumo
Os esportes de luta são geralmente divididos por categorias definidas por faixas de peso, e este passa a ser uma preocupação constante entre atletas, que muitas vezes manipulam suas composições corporais, utilizando-se de estratégias inseguras principalmente para reduzir o peso corporal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da intervenção nutricional no ajuste de peso para cada categoria do Boxe Olímpico. A amostra foi composta por 10 atletas da Seleção Brasileira de Boxe no período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram investigadas as estratégias utilizadas para redução de peso corporal e o perfil antropométrico. Cada atleta recebeu um planejamento alimentar individualizado. 100% dos atletas responderam que utilizavam estratégias para alteração do peso. As principais eram: uso de roupas e adereços que aumentam a produção de suor, restrição de líquidos, jejum e semijejum. Inicialmente os atletas apresentavam-se em média 5,8kg acima do peso da categoria. Após três meses da intervenção nutricional essa média caiu para 4,4kg e em 6 meses para 2,8kg. A redução média do percentual de gordura foi de 6,3%, mostrando um impacto positivo da intervenção nutricional. Em virtude dos efeitos maléficos que os procedimentos de perda rápida de peso exercem sobre a saúde e desempenho, é de suma importância o conhecimento do perfil antropométrico do atleta, evitando que estes lutem em categorias de peso cujos limites não correspondem ao de suas características antropométricas. PalavRaS-chave: Antropometria. Planejamento Alimentar. Boxe.