Perfil profissional e o trabalho com corpo, gestos e movimentos na educação infantil de Montes Claros/MG e Palmas/TO
Por Vitor Antonio Cerignoni Coelho (Autor), Marta Aurora Mota e Aquino (Autor), Rute Estanislava Tolocka (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil profissional de professores que atuam na Educação Infantil (EI) associado à formação e capacitação recebidas para promover atividades que envolvam o campo de experiência corpo, gestos e movimentos. Foram coletados dados de uma amostra de 364 professores que atuam em Palmas (TO) e Montes Claros (MG). Verificou-se a prevalência de profissionais do gênero feminino (97,5%); predomínio da faixa etária de 30 a 49 anos (74,5%), média de experiência profissional acima de 11 anos (52,5%) e de formação com ensino superior (75%). Durante a graduação a maioria dos professores cursaram ao menos uma disciplina sobre o tema, entretanto 77% deles nunca participou de cursos de capacitação sobre o assunto, a renda média dos professores foi de três a cinco salários mínimos. Observa-se que mesmo com as recomendações da BNCC e dos outros documentos complementares à EI o perfil profissional da amostra apresenta pouca familiaridade com o tema corpo, gestos e movimentos indicando a necessidade de ações e saberes interdisciplinares.