Resumo

O profissional de educação física não é aquele que apenas executa sua profissão,
mas, sobretudo pensar e refazer sua profissão, além disso, mas do que aprender é o
aprender a aprender que faz um bom profissional. A profissionalização não se faz
pela acumulação consolidada, na perspectiva de um estoque sempre maior, pela sua
renovação constante, ou seja, a qualidade da profissionalização está mais no método
de sua permanente renovação do que em resultados repetidos. O presente estudo
teve como objetivo verificar o perfil profissional dos professores de educação física
e a satisfação dos diretores das escolas. Participaram da pesquisa 13 professores de
Educação Física de ambos os gêneros e os diretores de Escolas da Rede particular
de Ensino da Cidade de Governador Valadares - MG. Para coleta de dados foram
aplicados dois questionários, um para os professores e outro para os diretores das
escolas. O tratamento de dados foi de forma quantitativa quanto à codificação das
respostas dos questionários, e os resultados foram discutidos qualitativamente quanto
à análise do referencial teórico. Os resultados da pesquisa demonstraram que a maioria
(54%) dos professores é do gênero masculino; que 55% estão na faixa etária acima
de 36 anos; 69% são graduados; 46% sempre se atualizam; 47% têm, no máximo,
10 anos de experiência profissional; 85% conhecem os PCN’s; 69% mantêm uma
seqüência de planejamento; 54% seguem um modelo de planejamento, porém, 100%
todos têm uma mesma formação das suas aulas: aquecimento e coletivo. Ao se
verificar o grau de satisfação dos diretores com o trabalho dos professores que na
opinião deles 100% comunicam-se com empatia, movimentam-se com dinamismo
e têm linguagem apropriada à faixa-etária; 85% criam um clima afetivo e respeitam
o grupo de alunos; 100% adequam o material à faixa-etária e aos objetivos; 85%
promovem intencionalmente o desenvolvimento do grupo de alunos e valorizam a
ação pedagógica; finalmente 85% dos diretores estão satisfeitos com o trabalho dos
professores. Pode-se então traçar o perfil de profissional dos professores relativamente
novos, com aproximadamente 10 anos de experiência, graduados, a maioria do
gênero feminino e que conseguem satisfazer os diretores das escolas com o seu
trabalho, apesar de manter uma mesma seqüência de planejamento: aquecimento e
coletivo. Torna-se necessário, então que uma nova pesquisa seja realizada para verificar
o nível de satisfação dos alunos em relação a este perfil de professor.

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