Resumo

O rendimento dos atletas está pautado nos aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos, considerando-se as particularidades de cada modalidade esportiva. Para nós, é fundamental o preparo psicológico para que o atleta esteja equilibrado, suporte a pressão e mantenha seu potencial antes, durante e após a competição. A avaliação psicológica (emocional e cognitiva) neste contexto tem a finalidade de identificar as competências específicas de cada atleta, visando nortear as intervenções do psicólogo e da equipe técnica. Assim, o objetivo deste trabalho é ilustrar as competências emocionais e cognitivas de atletas de modalidades esportivas coletivas, por meio de um protocolo de avaliação psicológica. Para isso, os instrumentos utilizados são: Ficha de Identificação, Profile of Mood States (POMS), Sport Competition Anxiety Test (SCAT), Competitive State Anxiety Inventory-2 (CSAI-2), Escala Beck de Ansiedade (BAI), Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas (RESTQ-76 SPORT), Escala de Autoestima de Rosenberg, Escala de Resiliência, Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAFE - 54), Trait Sport-Confidence Inventory (TSCI), Escala de Medida da Imagem Corporal, Inventário de Agressão Atlética de Bredemeier (BAAGI), The World Health Organization Quality of Life (WHOQL-Bref), Teste de Atenção Concentrada (Teste AC), Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M), Subteste Códigos e Raciocínio Matricial do Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS), Teste de Trilhas Coloridas (TTC). Os resultados mostram que atletas de diferentes modalidades esportivas apresentam níveis diferentes de competências emocionais e cognitivas, mostrando a importância desta avaliação. Com isso, sugerimos um protocolo de avaliação psicológica - funcional e prático - que pode mensurar suas características emocionais e cognitivas e assim, ser utilizado como norteador para intervenção e preparação psicológica e também para intervenção da comissão técnica como um todo.