Perfil Psicomotor em Crianças com 04 e 05 Anos em Cmeis da Cidade de Anápolis/go
Por Fernanda Alves Pereira (Autor), Viviane Soares (Autor), Valdir Henrique Melo da Rocha (Autor), Jairo Teixeira Júnior (Autor), Cristina Gomes de Oliveira Teixeira (Autor), Matheus Francisco da Silva Luz (Autor), Patrícia Espíndola Mota Venâncio (Autor).
Resumo
Este trabalho objetivou identificar o nível psicomotor de crianças frequentadoras de quatro CMEIs da região leste de Anápolis/GO. Para isso, foi utilizada a bateria de testes psicomotores de Oliveira (2011), que verifica o nível de coordenação motora, equilíbrio, estruturação temporal, estruturação espacial, esquema corporal e lateralidade. A população do estudo foi composta por 672 crianças de 7 CMEIs da região leste. Destes, foram extraídos por sorteio quatro CMEIs. Em cada CMEI 25 crianças de ambos os sexos foram sorteadas, perfazendo um total de 100 crianças. Foram aplicados o teste ANOVA para comparar os valores absolutos entre os CMEIs e o teste de Bonferroni e Kruskal Wallis para comparar as classificações entre os CMEIs. A maioria das crianças avaliadas estão acima do esperado para a idade delas, com bom desenvolvimento psicomotor, porém, 21,28% das crianças do CMEI 4 e 26,28% do CMEI 2 obtiveram um nível abaixo do esperado para a idade no que tange à coordenação motora. Todas as crianças dos quatro CMEIs pesquisados estão com nível psicomotor dentro dos estágios adequados para a idade delas. Destaca-se que somente o CMEI 1, na coordenação motora, apresentou estágio acima da idade das crianças. Ao se comparar os níveis motores entre CMEIs, houve diferença significativa apenas no elemento coordenação motora entre o CMEI 1 e CMEI 4.