Resumo

O processo natural de crescimento e desenvolvimento humano associado aos aspectos sócio-econômicos têm sido objeto bastante relevante para se medir os níveis de saúde escolar. O objetivo desse estudo foi investigar o perfil sócio-antropométrico e aptidão física e saúde, estabelecendo uma relação com os dados sociais. A amostra utilizada constituiu-se de 245 escolares de 7 a 12 anos de idade, pertencentes a escola pública Geraldo Roni, do município de Teixeira de Freitas/Ba. As características de crescimento foram determinadas através das medidas antropometricas de estatura e peso corporal. No que concerne a composição corporal adotou-se o índice de massa corporal e as espessuras de dobras cutâneas localizadas nas regiões tricipital, subescapular e abdominal. Quanto ao desempenho motor foram administrados os testes motores de corrida/caminhada de 9 minutos, abdominal modificado, flexibilidade (sentar e alcançar) e força de salto à vertical e horizontal. Em relação as medidas sociais aplicou-se um questionário. As variáveis antropometricas revelaram que apesar de ter havido coincidências no comportamento seqüencial apresentado, ocorreram diferenças estatisticamente significantes entre as meninas, por volta dos 10-12 anos de idade. Os resultados dos testes motores relacionados à saúde demonstraram supremacia dos meninos em relação as meninas, entretanto quando comparado com as informações oriundas de outras populações evidenciaram exigências motoras mínimas referendadas pela literatura e demonstraram índices de adiposidade também comprometedores. Os dados sociais foram confrontados com as demais variáveis do estudo e revelaram uma fotografia bastante preocupante em relação ao status nutricional e aos níveis de saúde recomendados pela Organização Mundial de Saúde.