Perfil sociodemográfico, educacional e esportivo de atletas de basquete do Distrito Federal
Por Vinícius Garcia Pereira (Autor), Daniel Vasconcelos Veloso (Autor), Felipe Rodrigues da Costa (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
A jornada de um esportista de alto rendimento pode ser caracterizada como uma atividade iniciada, desenvolvida, especializada e descontinuada em uma modalidade esportiva, a fim de atingir o maior desenvolvimento pessoal possível (GALATTI et al., 2021). Paralelamente, exige-se do jovem atleta o cumprimento de uma carga horária escolar obrigatória de, em média, cinco horas diárias (BRASIL, 1996). No contexto do estudante-atleta, o equilíbrio dessas duas jornadas que impactam na sua vida como um todo se torna extremamente necessário. Objetivos: Identificar, caracterizar e analisar o perfil sociodemográfico, educacional e esportivo dos jogadores de basquetebol de base (masculino e feminino) no Distrito Federal. Referencial teórico: Denomina-se como dupla carreira a conciliação entre a evolução esportiva e o progresso acadêmico ou profissional não-esportivo (WYLLEMAN, 2019), que pode gerar tensões e desequilíbrios entre as rotinas de estudos e treinamentos, podendo impactar na transição para fora do esporte (FOLLE et al., 2016). Consequentemente, existe a necessidade de identificar as experiências dessa “vida-dupla" do atleta a nível holístico, de tal forma a compreender o que influencia na carreira do atleta nos aspectos esportivos, psicológicos, psicossociais, acadêmicos/vocacionais, financeiros e jurídicos (WYLLEMAN, 2019). Materiais e métodos: Trata-se de um estudo quantitativo de natureza exploratória a fim de analisar de forma descritiva o perfil do atleta de uma equipe de basquete do DF. A amostra se deu com 28 participantes de cinco categorias. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário semiestruturado no Google Formulários, realizando a transcrição dos dados pelo software Excel, e, Pôsteriormente, sua análise descritiva pelo software Jamovi. Este estudo seguiu o protocolo ético da instituição. Resultados e Discussão: A amostra é metade do sexo masculino (14) e metade do sexo feminino (14), com média de idade de 17,2 ±2,91 anos distribuídos nos seguintes estratos socioeconômicos: A (09), B1 (06), B2 (09) e C1 (03). Possuem carga horária de treinamento semanal de 15,8 ±12,2 horas e apontaram que viajam, em média, 22,9 ±7,0 dias para participar de campeonatos da modalidade. O principal auxílio financeiro vem da família (60%), além do Bolsa Atleta (14%). Os atletas não apresentam atraso escolar, estudam no período matutino (90%) e cursam o ensino médio na rede privada (73%). A ausência escolar é justificada (41%) e as provas são remarcadas (50%). Três atletas interromperam os estudos motivados pelo esporte. Conclusão: Os estudantes-atletas de basquete do DF conseguem conciliar a rotina de treinamentos e campeonatos com a jornada escolar, têm apoio da instituição de ensino, quando necessário, para não prejudicar o seu processo educacional e são assistidos financeiramente pelos pais para se desenvolverem na modalidade