Resumo

O artigo tem como objetivo traçar um perfil socioeconômico de crianças e adolescentes participantes do Programa Cefan Forças no Esporte (Profesp), além de descrever os principais motivos de ingresso e permanência, bem como a contribuição esperada do projeto em suas vidas. Este é um estudo transversal. Em uma única visita, 104 participantes (97 homens e 43 mulheres, com idades entre 10 e 17 anos) preencheram uma ficha de anamnese como forma de caracterização socioeconômica, que continha dados pessoais e familiares, bem como motivos de filiação, motivação e contribuição social do programa para o aluno. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com as diretrizes da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sob o protocolo CAAE 93823218.4.0000.5256. O perfil socioeconômico dos participantes do Profesp/Cefan é de crianças e adolescentes que se autodeclaram predominantemente pardos e pretos, com um a dois irmãos, família de quatro pessoas e renda familiar na faixa de um a três salários mínimos. Em relação à escolaridade dos responsáveis, observou-se maior nível de escolaridade entre as mulheres que eram mães ou responsáveis. Os principais motivos para ingressar na Profesp foram a prática de esportes e a ocupação do tempo livre. Quanto à motivação para permanecer no projeto, a prática do esporte e a infraestrutura do Cefan foram os principais fatores de incentivo. Por fim, a melhoria da disciplina e a melhoria da qualidade de vida foram identificadas como as principais contribuições para a vida dessas crianças e adolescentes entrevistados

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