Perfil Socioeconômico, Motivos de Adesão, Permanência e Contribuição do Programa Forças no Esporte para a Vida de Crianças e Adolescentes
Por Allan Inoue Rodrigues (Autor), Priscilla dos Santos Bunn (Autor), Maria Elisa Koppke Miranda (Autor), Fernanda dos Santos Guedes Labouriau (Autor), Gabriela Carneiro Fish (Autor), Daniel de Souza Alves (Autor).
Resumo
O artigo tem como objetivo traçar um perfil socioeconômico de crianças e adolescentes participantes do Programa Cefan Forças no Esporte (Profesp), além de descrever os principais motivos de ingresso e permanência, bem como a contribuição esperada do projeto em suas vidas. Este é um estudo transversal. Em uma única visita, 104 participantes (97 homens e 43 mulheres, com idades entre 10 e 17 anos) preencheram uma ficha de anamnese como forma de caracterização socioeconômica, que continha dados pessoais e familiares, bem como motivos de filiação, motivação e contribuição social do programa para o aluno. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com as diretrizes da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sob o protocolo CAAE 93823218.4.0000.5256. O perfil socioeconômico dos participantes do Profesp/Cefan é de crianças e adolescentes que se autodeclaram predominantemente pardos e pretos, com um a dois irmãos, família de quatro pessoas e renda familiar na faixa de um a três salários mínimos. Em relação à escolaridade dos responsáveis, observou-se maior nível de escolaridade entre as mulheres que eram mães ou responsáveis. Os principais motivos para ingressar na Profesp foram a prática de esportes e a ocupação do tempo livre. Quanto à motivação para permanecer no projeto, a prática do esporte e a infraestrutura do Cefan foram os principais fatores de incentivo. Por fim, a melhoria da disciplina e a melhoria da qualidade de vida foram identificadas como as principais contribuições para a vida dessas crianças e adolescentes entrevistados