Perfio da Atividade Física de Escolares de 6 a 7 Anos, de Uma Escola Municipal e de Uma Particular de Santa Maria, Comparada com a Medida de Velocidade de Corrida e de Percentual de Gordura

Por: Eliane Zenir Correa Moraes.

Kinesis - n.28 - 2003

Send to Kindle


Resumo

o objetivo deste estudo foi analisar o perfil da atividade física, da velocidade e do percentual de gordura, de escolares, de escola municipal e uma escola particular. Fizeram parte da amostra 43 escolares de ambos os sexos, com faixa etária de 6 a 7 anos, matriculados na Escolar Municipal de ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro eno Colégio Riachuelo, particular-Santa maria (RS). para verificação do perfil de atividade físicas das crianças foi utilizado o inventário de atividades infantis de Neto (19970, para o percentual de gordura foi utilizada a equação de Lohmann apud Carvalho (1996) e para verificar a velocidade, utilizou-se o teste de velocidade de corrida 25m proposto po Kiss (1987). Os resultados encontrados com relação ao inventário de atividades infantis constatou que as crianças tiveram pelo menos um turno para brincar e realizar as tarefas escolares; quanto a prática de educação física, as escolas municipais proporcionaram um tempo maior para prática da atividade que a escolar particular; o limite geográfico infantil para brincadeiras encontrou-se nos limites da casa e quuntal; a maior frequencia em espaços de lazer estavam em pracinhas; as atividades mais praticadas fora de casa foram os jogos com bola; a maioria das crianças não prticipavam de atividades físicas formais. Com relaçãi as variáveis peso corporal, percentual de gordura e velocidde de corrida entre a escola municipal e particular, não houve diferença estatisticamente significativa (p<0.05). O percentual de gordura nos escolares testados apresentavam-se em um nível ótimo, bem como a velocidade de corrida que foi superior aos valores encontrados em outros estudos. A variável estatura apresentou diferenças estatisticamente significativas (p<0.05), sendo que os alunos da escola particular apresentaram uma média de estatura superior aos alunos da escola municipal, porém, todos estavam dentro de uma faixa normalidade. Apesra de ter-se constatado que o tempo espaço e a frequência para a prática da atividade motora estarem reduzidos, as crianças apresentaram um bomnivel nas variáveis testadas.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/6872

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.